Guia de instruções para clientes:
Tudo o que você precisa saber sobre fibra óptica e seus equipamentos
Evite mexer no conector de fibra, pois é delicado e pode quebrar. E jamais pressione o botão RESET sem suporte técnico, pois apenas nosso técnico poderá reconfigurar os equipamentos se resetados.
O que é Fibra Óptica?
A fibra óptica é uma das tecnologias de transmissão mais avançadas do mundo. Ela funciona como um "tubo" feito de um material semelhante ao vidro, extremamente fino, quase como um fio de cabelo. Por esse tubo, sinais de luz, semelhantes a lasers, transmitem dados em alta velocidade.
Problemas Comuns com a Conexão de Internet
Na Dipelnet, nos esforçamos para oferecer a melhor conexão aos nossos clientes. A qualidade da internet evoluiu muito, e ao escolher um provedor sério e que segue as normas, a chance de problemas é baixa.
Porém, os problemas mais frequentes estão geralmente relacionados à energia elétrica, especialmente em residências sem um Dispositivo Protetor de Surto (DPS). Oscilações na rede elétrica podem causar quedas parciais ou totais da internet. Por isso, em caso de instabilidade, recomendamos desligar o roteador e a ONU da tomada, esperar 5 minutos e ligar novamente. Esse simples procedimento resolve quase todos os casos de lentidão e travamento.
Estou sem internet, o que fazer?
Primeiro, verifique se estamos passando por alguma manutenção ou um eventual problema massivo na rede que pode estar afetando sua conexão.
Agora vamos analisar o LED LOS de seu roteador/ONU: Se estiver vermelho/alaranjado: pode ter ocorrido algum problema com sua fibra ou conector óptico. Caso confirme isso, entre em contato imediatamente com nosso suporte técnico pelos canais de atendimento.
Se estiver verde: aparentemente está tudo ok, o problema pode ser particularmente em sua conexão local… Para isso, é preciso detectar se a falta de conexão é por problema de rede Wi-Fi ou na rede via cabo.
Logo após, sendo identificado que há conexão, pode-se dizer que o problema está na rede Wi-Fi ou em seu dispositivo, sendo necessário acessar configurações e entender melhor o problema. Neste caso, entre em contato com nosso suporte técnico.
Indicações dos LEDs na ONU
POWER: Deve estar sempre aceso, indicando que o equipamento está ligado.
PON: Pisca enquanto se sincroniza com nossa central e deve ficar estável (sem piscar) após 2 minutos.
LAN: Pisca rapidamente durante o uso de internet, ficando aceso continuamente quando não há tráfego. Caso essa luz esteja apagada, verifique a conexão do cabo ou o roteador.
LOS: Deve ficar apagado. Se acender, significa que o sinal de fibra não está chegando à ONU. Nesse caso, entre em contato com o suporte.